Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Conforme Resolução 125/2010 CNJ e Emendas 01 e 02 - ribeirÃO PRETO
60 horas de Curso Teórico + 72 horas de Estágio Supervisionado
TEORIA E PRÁTICA SIMULADA
Este curso de Capacitação, tem o objetivo de oferecer a formação básica para aqueles que pretendem atuar como Mediadores e Conciliadores junto aos órgãos do Poder Judiciário ou de forma privada, como profissional autônomo ou em Câmaras de Mediação.
Por ser uma Instituição habilitada pelo NUPEMEC-SP sob nº 2013/00041213 e reconhecida pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) e por atender o programa mínimo determinado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os profissionais capacitados, após a conclusão do curso, podem se cadastrar junto ao Cadastro Nacional de Mediadores do CNJ.
O curso é dividido em 2 etapas:
Por ser uma Instituição habilitada pelo NUPEMEC-SP sob nº 2013/00041213 e reconhecida pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) e por atender o programa mínimo determinado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os profissionais capacitados, após a conclusão do curso, podem se cadastrar junto ao Cadastro Nacional de Mediadores do CNJ.
O curso é dividido em 2 etapas:
- Módulo Teórico de 60 horas – composto por 40 horas presenciais e 20 horas de atividades dirigidas e supervisionadas extraclasse.
- Módulo de Estágio Supervisionado – de 72 horas, incluindo 60 horas em campo e 12 horas de supervisão realizada em 4 encontros mensais presenciais, em grupo, com as docentes responsáveis pelo estágio.
Diferenciais dos Cursos de Mediação do Instituto ConversAções:
- A abordagem teórica dos Cursos do ConversAções constitui um dos seus importantes diferenciais. Assumimos uma postura dialógica, sustentada no Construcionismo Social que representa uma das principais contribuições no panorama dos novos paradigmas da pós-modernidade. Focamos o poder constitutivo da linguagem nos jogos relacionais que são postos em movimento enquanto falamos.
- Temas que vão além do estabelecido pelo CNJ e que muito enriquecem a prática dos mediadores e conciliadores, auxiliando na mudança da forma como as pessoas se comunicam. Oferecemos um contexto para o desenvolvimento de habilidades conversacionais do aluno, oferecendo a ele ferramentas inspiradas nas práticas derivadas das Conversas Colaborativas (Anderson), da Investigação Apreciativa (Cooperrider), da Perspectiva Narrativa (Winslade), dos Jogos de Posicionamento (Harré), da Postura Reflexiva (Andersen).
- Aulas construídas num processo participativo com os alunos, propiciando diálogo, reflexão e simulações que possibilitam a aplicação dos conceitos teóricos na prática das conversas profissionais e cotidianas.
- Alto grau de excelência garantido pela larga experiência, qualificação e reconhecida competência na prática docente de sua equipe.
- Atividades desenvolvidas por dois docentes em sala, em todas as aulas, propiciando um contexto conversacional apreciativo e colaborativo, utilizando estratégias que lhes permitam vivenciar, identificar, nomear e se apropriar dos recursos e ferramentas conversacionais que são utilizadas pela equipe docente, na construção deste contexto.
- Turmas pequenas favorecendo o acompanhamento mais próximo do aluno no desempenho dos casos simulados em sala.
- Uma aula por mês, com atividades extraclasse entre uma aula e outra, dirigidas pelas docentes responsáveis, propiciando tempo de reflexão, fundamental para assimilação dos conceitos.
- 60h de estágio deverão ser cumpridas junto à órgãos oficiais (CEJUSCs, JECs e Varas), por exigências legal. Nosso diferencial é o acompanhamento, por docentes supervisoras, por meio de 4 (quatro) encontros, de periodicidade mensal e agendados desde o início do curso, com objetivo de interlocução e supervisão, possibilitando a troca de experiências entre os alunos e a reflexão constante sobre a prática.
- Possibilidade de continuidade do curso no Módulo Complementar de Mediação sob a perspectiva Construcionista Social que poderá ser com ênfase em Famílias ou Equipes, para um aprofundamento teórico e ampliação das habilidades como mediador nestes contextos específicos, de acordo com as recomendações do FONAME (Fórum Nacional de Mediação). Alunos cursando a Capacitação tem prioridade nas vagas e isenção da inscrição do Módulo Complementar.
Investimento
R$ 3.000,00 (Três mil reais) que podem ser pagos da seguinte forma:
- Inscrição R$420,00
- + 6 parcelas de R$430,00.
O valor acima compreende o Módulo Teórico e o Estágio Supervisionado (incluídos os 4 encontros mensais de supervisão).
Local
Ribeirão Preto/SP
Sujeito a número mínimo de alunos para abertura de turmas. Caso a turma não se forme, o valor pago a título de inscrição será 100% restituído.
Local
Ribeirão Preto/SP
Sujeito a número mínimo de alunos para abertura de turmas. Caso a turma não se forme, o valor pago a título de inscrição será 100% restituído.
Datas do Módulo Teórico:
09 de março 2019
06 de abril 2019
04 de maio 2019
01 de junho 2019
13 de julho 2019
06 de abril 2019
04 de maio 2019
01 de junho 2019
13 de julho 2019
Datas das reuniões de supervisão do estágio
10 de agosto 2019
14 de setembro 2019
19 de outubro 2019
23 de novembro 2019
14 de setembro 2019
19 de outubro 2019
23 de novembro 2019
Conteúdo Programático
Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos Legislação brasileira. Projetos de lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo CPC, Lei de Mediação.
2 horas
A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação: CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e CEJUSCs. A audiência de conciliação e mediação do novo CPC. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
2 horas
Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos. Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial, processos híbridos.
4 horas
Teoria da Comunicação / Teoria dos Jogos. Axiomas da comunicação. Comunicação verbal e não-verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter- relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
8 horas
Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.
2 horas
Negociação. Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
2 horas
Conciliação. Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). Finalização da conciliação - Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes número de identificação, natureza do conflito...). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo).
4 horas
Mediação. Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Etapas – Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
10 horas
Áreas de utilização da conciliação/mediação. Empresarial, familiar, civil, (consumerista, trabalhista, previdenciária, etc.) penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
1 hora
Interdisciplinaridade da mediação. Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
1 hora
O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação. Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público, etc) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.
2 horas
Ética de conciliadores e mediadores. O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética – Resolução CNJ no 125/2010
2 horas
Atividades dirigidas e supervisionadas extraclasse
20 horas
Carga Horária
60 horas
Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos Legislação brasileira. Projetos de lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo CPC, Lei de Mediação.
2 horas
A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação: CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e CEJUSCs. A audiência de conciliação e mediação do novo CPC. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
2 horas
Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos. Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial, processos híbridos.
4 horas
Teoria da Comunicação / Teoria dos Jogos. Axiomas da comunicação. Comunicação verbal e não-verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter- relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
8 horas
Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.
2 horas
Negociação. Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
2 horas
Conciliação. Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). Finalização da conciliação - Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes número de identificação, natureza do conflito...). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo).
4 horas
Mediação. Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Etapas – Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
10 horas
Áreas de utilização da conciliação/mediação. Empresarial, familiar, civil, (consumerista, trabalhista, previdenciária, etc.) penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
1 hora
Interdisciplinaridade da mediação. Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
1 hora
O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação. Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público, etc) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.
2 horas
Ética de conciliadores e mediadores. O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética – Resolução CNJ no 125/2010
2 horas
Atividades dirigidas e supervisionadas extraclasse
20 horas
Carga Horária
60 horas
Corpo Docente
- Cristina Marcia Caron Ruffino - Pedagoga, Mestre em Psicologia da Educação (UNICAMP) e Doutora em Psicologia (USP). Terapeuta de família e de casal e Mediadora de Conflitos pelo FAMILIAE-RP. Especialista em Mediação Familiar no Modelo Circular Narrativo pelo Ministério de Justiça e Direitos Humanos da Argentina. Facilitadora de Práticas Restaurativas, certificada pelo International Institute for Restorative Practice e pelo Instituto Mediativa/SP. Coaching em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Foi Professora III da Secretaria de Educação de Campinas e docente no Departamento de Psicologia da FFLRP-USP. Sócia fundadora e docente do ConversAções Instituto de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos, onde desenvolve atividades de atendimento a pessoas e grupos e capacitação de Mediadores de Conflitos e de Terapeutas Familiares e de Casal. Autora e coautora de capítulos e artigos nas áreas de Educação, Terapia Familiar e Mediação. Membro do TAOS Institute.
- Giovanna Cabral Doricci - Mestre e doutora em Psicologia (FFCLRP-USP), com estágio complementar no Departamento de Comunicação da Universidade de New Hampshire-EUA, sob supervisão da Ph.D. Sheila McNamee. Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Formação complementar em Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogos e Terapia Familiar pelo Instituto ConversAções e em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Práticas Grupais (LAPEPG) e membro participante do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Construcionismo Social (CNPQ). Possui experiência na área de Recursos Humanos, com desenvolvimento de grupos e equipes. Atua como psicóloga, terapeuta familiar e mediadora, compõe parte da equipe de coordenação do Curso de Terapia Familiar do Instituto ConversAções, onde atua também como docente e supervisora de estágio no Curso de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos. Desenvolve projetos temporários, oficinas e palestras para empresas particulares e para o Departamento Regional de Saúde, com enfoque no trabalho em equipe, desenvolvimento de grupos e comunicação.
- Guilherme Leite Bertipaglia da Silva - Advogado. Professor. Negociador. Palestrante. Consultor. Formador de Instrutores e Instrutor em Mediação do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - no Movimento pela Conciliação. Coordenador do curso de extensão universitária “Mediação no Novo CPC do Damásio Educacional. Professor no Damásio Educacional, FAAP e Escola Paulista da Magistratura. Supervisor dos Cursos de formação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores da Escola Paulista da Magistratura - EPM-TJSP. Docente em Pós-Graduação. Mediador e Conciliador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Conciliador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Capacitado como Supervisor em Mediação pelo CNJ. Atuação em mediações e negociações complexas. Atua em âmbito privado, pré-processual e processual. Ministra aulas e palestras sobre Políticas Públicas de Resolução de Disputas, Conciliação e Mediação, conforme Provimento CSM 2288/2015 do TJSP. Presta consultoria e treinamentos para escritórios de advocacia e entes públicos. Participa como docente e colaborador de diversos cursos e palestras sobre meios adequados de solução de controvérsias. Ministra cursos de capacitação, formação e aperfeiçoamento de conciliadores e mediadores em âmbito nacional.
- Juliana Maria Polloni Barros dos Santos - Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2013). Tese de Doutorado “Mediação familiar: diálogo interdisciplinar”. Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2003). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade de Franca – UNIFRAN (1998). Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1996). Advogada colaborativa. Docente em regime de dedicação exclusiva com vínculo empregatício no Centro Universitário “Barão de Mauá” de 2002 a 2012. Atualmente é docente em cursos de pós graduação. Mediadora formada pelo Instituto ConversAções de Mediação de Conflitos, credenciada no CNJ e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Conciliadora e Mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos - Central de São Paulo (CEJUSC SP) e no Fórum Central “João Mendes Júnior”. Mediadora privada e membro do corpo de especialista de Câmaras privadas de Mediação e Arbitragem. Docente experiente para cursos de capacitação de mediadores, de formação continuada e de facilitação de diálogos para atendimento e equipes. Instrutora de Mediação certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Formadora de instrutores. Supervisora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ministra aulas e palestras sobre Políticas Públicas de Resolução de Disputas, Conciliação e Mediação, conforme Provimento CSM 2288/2015 do TJSP. Expositora da Oficina de Pais e Filhos do Fórum “João Mendes” – Foro Central de São Paulo. Tutora da Escola Nacional de Mediação (ENAM). Pesquisadora/Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Família (GEPEFA) da UNESP Franca. Membro associado ao IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Menção honrosa no VII Prêmio “Conciliar é legal” (2016) do CNJ na categoria Mediação Extrajudicial. Membro do CBAr.
- Maria Jane da Silva Nascimento - Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001). Formação em Mediação de Conflitos e Facilitação de diálogos desde 2010 com experiência voluntária na área no Projeto Social do Instituto ConversAções e no CEJUSC/ Estácio Uniseb de Ribeirão Preto. Supervisora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente presta serviços como supervisora na formação de mediadores e facilitadores de diálogo para a área jurídica e para a esfera privada com ênfase em mediação familiar. Capacitada em Práticas Colaborativas em 2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Socioeducativa com atual vínculo empregatício na Fundação CASA .
Depoimentos
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