Curso de Formação em Terapia Familiar e Casal
Este curso está temporariamente suspenso
Coordenadoras:
Profa. Dra. Cristina Ruffino e Profa. Me. Gabriela Silveira de Paula Ravagnani
Docentes:
Profa. Dra. Cristina Ruffino, Profa. Me. Gabriela Silveira de Paula Ravagnani, Profa. Dra. Giovanna Cabral Doricci,
Adriana Costa Bellodi, Azair Therezinha Vicente, Edna Costa, Profa. Me. Helena Maffei Cruz, Marisa Castelfranchi, Patrícia Izique, Prof. Dr. Pedro P. S. Martins, Rosângela Russo, Me. Laura Crovador e Me. Lilian Guimarães
Profa. Dra. Cristina Ruffino e Profa. Me. Gabriela Silveira de Paula Ravagnani
Docentes:
Profa. Dra. Cristina Ruffino, Profa. Me. Gabriela Silveira de Paula Ravagnani, Profa. Dra. Giovanna Cabral Doricci,
Adriana Costa Bellodi, Azair Therezinha Vicente, Edna Costa, Profa. Me. Helena Maffei Cruz, Marisa Castelfranchi, Patrícia Izique, Prof. Dr. Pedro P. S. Martins, Rosângela Russo, Me. Laura Crovador e Me. Lilian Guimarães
Objetivo Geral
Objetivos específicos
- Desenvolver recursos conversacionias, baseados em teorias e técnicas do campo da Terapia Familiar, para o atendimento terapêutico de famílias, considerando diferentes contextos e diferentes configurações familiares.
Objetivos específicos
- Compreender a construção do conhecimento em Terapia Familiar, reconhecendo as principais contribuições das diferentes escolas de terapia de família, vistas em contexto;
- Desenvolver conhecimento sobre as teorias sistêmicas de família, com foco nas noções de estrutura, funcionamento, ciclo de vida familiar, rede social e desenvolvimento familiar;
- Compreender a virada paradigmática no campo do conhecimento e a pós-modernidade como contexto de emergência do discurso construcionista social;
- Compreender os principais pressupostos do construcionismo social e suas aplicações ao campo da Terapia Familiar;
- Conhecer terapias pós-modernas para o trabalho com famílias e casais, dentre elas: processos reflexivos, práticas colaborativas, terapia narrativa e investigação apreciativa.
- Realizar atendimentos terapêuticos a família utilizando recursos conversacionais derivados da aprendizagem teórica ao longo do curso.
Conteúdos Teóricos
1º Ano
- A construção do conhecimento em Terapia Familiar
- Contribuições das Abordagens Sistêmicas em Terapia de Familia
- A pós-modernidade e a emergência do discurso construcionista social
- Construcionismo Social: pressupostos e implicações para o campo da Terapia Familiar
- Família como Construção Social: diferentes configurações familiares na contemporaneidade
- Abordagens pós-modernas em terapia com família e casais: Processos Reflexivos, Práticas Colaborativas, Terapia Narrativa, Investigação Apreciativa e Terapia Focada na Solução
2º Ano
- A construção do contexto conversacional em Terapia de Família e Casal
- Seleção, preparação e composição dos atendimentos terapêuticos e processos de término.
- Aspectos éticos da prática em Terapia de Família
- Da queixa ao pedido em Terapia de Família
- A construção do problema e da mudança em Terapia de Família e Casal: a construção de novos significados
- Manejo de Situações Clínicas: atendimento de famílias em diferentes momentos do ciclo familiar / com diferentes configurações familiares; atendimento de casais, atendimento de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social
Prática Clínica Supervisionada em Pequenos Grupos
Realização de atendimentos clínicos como terapeuta de campo e como equipe reflexiva.
Todos os atendimentos realizados pelos alunos serão acompanhados presencialmente pelo supervisor.
A supervisão é feita logo em seguida ao atendimento
Todos os atendimentos realizados pelos alunos serão acompanhados presencialmente pelo supervisor.
A supervisão é feita logo em seguida ao atendimento
workshop Família de Origem do terapeuta (FOT)
Participação obrigatória para certificação como terapeuta familiar.
Workshop será oferecido no 2º Ano
Custo não incluso nas mensalidades
Workshop será oferecido no 2º Ano
Custo não incluso nas mensalidades
Estrutura do Curso
1º Ano - Todas as atividades são obrigatórias
133h de aulas teórico práticas
133h de aulas teórico práticas
- às 2ª feiras das 19h às 22:30h
- participação em projetos de atendimento a famílias
- um dia inteiro a ser agendado num sábado
2º Ano - Todas as atividades são obrigatórias
Aulas teórico práticas
Total: 2º Ano - 300 horas
Total Geral do Curso: 500 horas
Aulas teórico práticas
- às 2ª feiras das 19h às 22:30h
- às 2ª feiras das 19h às 22:30h
- pequenos grupos serão formados pela compatibilidade de horários entre alunos e supervisores, o que supõe flexibilidade e disponibilidade de horários além das segundas-feiras à noite
Total: 2º Ano - 300 horas
Total Geral do Curso: 500 horas
O número mínimo para abertura de turmas é de 12 alunos.
Se a turma não for fechada, o valor pago será 100% restituído.
Se a turma não for fechada, o valor pago será 100% restituído.
Corpo Docente e Supervisores
Profa. Dra. Cristina Ruffino – Membro associado da APTF
Formação Acadêmica
Formação Acadêmica
- Pedagoga (1989), Mestre em Psicologia da Educação pela UNICAMP (1997)
- Doutora em Psicologia pela FFCLRP - USP/RP (2002)
- Terapeuta de família e de casal certificada pelo Instituto Familiae/RP (2003)
- Mediadora de Conflitos certificada pelo Instituto Familiae/RP (2005)
- Especialização em Mediação Familiar no Modelo Circular Narrativo pelo Ministério de Justiça e Direitos Humanos da Argentina (2011)
- Capacitação em Práticas Restaurativas pelo International Institute for Restorative Practices (2012)
- Terapeuta de Família e de Casal
- Sócia fundadora e docente do ConversAções Instituto de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos, onde desenvolve atividades de atendimento a pessoas e grupos e capacitação de Mediadores de Conflitos e Facilitadores de Diálogos
- Compôs a Equipe Docente de Terapia Familiar e de Casal no Instituto Familiae/ RP onde foi docente e supervisora nos atendimentos
- Como docente da USP/RP até 2006, ministrou Cursos na Graduação para os cursos de Licenciatura e Pedagogia da FFCLRP e de Pós Graduação na EERP-USP.
- Autora e coautora de capítulos e artigos nas áreas de Terapia Familiar, Mediação e Educação.
- Participação em Mesas Redondas, Workshops e Palestrante em eventos relacionados à Educação, Saúde Mental, Terapia Familiar, Mediação de Conflitos Familiares e Práticas Colaborativas e Dialógicas
- Desenvolve Projetos Sociais e Atendimentos com Famílias e Grupos
- Membro do TAOS Institute
Gabriela Silveira de Paula Ravagnani
Formação Acadêmica
Formação Acadêmica
- Psicóloga.
- Terapeuta de família e casal. Mestre em Psicologia (FFCLRP-USP) na área de Terapia Familiar, com estágio na Universidade de New Hampshire (EUA), sob supervisão da Profa. Sheila McNamee, Ph.D. Doutoranda em Psicologia (FFCLRP-USP) na área de Terapia Familiar.
- Capacitação em Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos (Instituto Conversações).
- Autora e co-autora de artigos na área de terapia familiar, prática clínica e construcionismo social.
- Atua como psicóloga clínica em atendimentos individuais, família e casal.
- Coordenadora, docente e supervisora de estágios no curso de formação em Terapia Familiar e Casal.
- Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Práticas Grupais (LAPEPG – USP) e do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Construcionismo Social (CNPq).
Profa. Dra. Giovanna Cabral Doricci
Formação Acadêmica
Formação Acadêmica
- Mestre e doutora em Psicologia (FFCLRP-USP),
- Estágio complementar no Departamento de Comunicação da Universidade de New Hampshire-EUA, sob supervisão da Ph.D. Sheila McNamee.
- Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Formação complementar em Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogos e Terapia Familiar pelo Instituto ConversAções e em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas
- Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Práticas Grupais (LAPEPG)
- Membro participante do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Construcionismo Social (CNPQ)
- Experiência na área de Recursos Humanos, com desenvolvimento de grupos e equipes
- Atua como psicóloga, terapeuta familiar e mediadora, compõe parte da equipe de coordenação do Curso de Terapia Familiar do Instituto ConversAções, onde atua também como docente
- Supervisora de estágio no Curso de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos. Desenvolve projetos temporários, oficinas e palestras para empresas particulares e para o Departamento Regional de Saúde, com enfoque no trabalho em equipe, desenvolvimento de grupos e comunicação
Profa. Ms. Helena Maffei Cruz – Membro associado da APTF
Formação Acadêmica
Formação Acadêmica
- Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1973)
- Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1988)
- Psicóloga pela UNISA Universidade de Santo Amaro SP (1987)
- Registro de Psicóloga Clínica CRP nº 451/01
- Terapeuta e Família e Casal pelo Instituto de terapia de Família do Rio de Janeiro (1993)
- Programa para terapeutas con responsabilidade docente Instituto Interfás, Buenos Aires (1992 – 1993)
- Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006)
- Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias em consultório particular.
- Docente e supervisora do Instituto Familiae 1991 – 2014
- Coordenadora da turma de São Paulo, do curso de Terapia relacional e de Redes patrocinado pela Universidade de Tromso – Noruega, 2005 – 2006
- Docente no International Certificate of Collaborative Practices Interfaci - SP
- Artigos publicados em periódicos de práticas sistêmicas nacionais e estrangeiros,
- Autora de capítulos de livros nacionais e estrangeiros da área
- Organizadora dos livros:
- Papai, Mamãe, Você ... e Eu? Conversações terapêuticas em famílias com crianças - Casa do Psicólogo (2000)
- Me Aprende? Construindo lugares seguros para crianças e seus cuidadores. Roca (2012)
- Autora do livro:
- Família é quem cuida de mim – Narrativas de Identidade de jovens adultos criados em abrigos. Noos (2008)
- Editora da revista Nova Perspectiva Sistêmica de 2006 a 2011, editora associada desde 2011
- Sócia Fundadora da APTF – Associação Paulista de Terapia Familiar –1993
- 1a secretária na gestão 97/98 e Vice-Presidente na gestão 00/01
- Membro da Comissão Científica do 1º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar – 1994
- Vice presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar 2000 – 2002
- Sócia fundadora, docente e coordenadora de Publicações do Instituto FAMILIAE de 1991 a 2015
- Secretária do CDC - Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Terapia Familiar Biênio 2002/2004
- Coordenadora da Comissão Científica do XI Congresso Brasileiro de terapia Familiar – 2014
- Diretora do Instituto Noos e coordenadora da filial São Paulo desde 2014
- Faculty member do Houston Galveston Institute and Taos Institute desde 2011
Profa. Ms. Lílian de Almeida Guimarães – Membro associado da APTF
Formação Acadêmica
Atual
Formação Acadêmica
- Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989)
- Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituo Nêmeton (1993)
- Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2006)
- Terapeuta de Família e Casal pelo Instituto Familiae (2011)
- Certificação Internacional em Práticas Colaborativas pelo Houston Galveston Institute and TAOS Institute (2014)
Atual
- Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias em consultório particular.
- Docente no curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
- Artigos publicados em periódicos da sua área de atuação profissional
- Autora do livro Conversando com crianças sobre adoção – Casa do Psicólogo
- Programa de Acompanhamento Pré e Pós-Adoção (Pappa) - Co-fundadora e coordenadora – ONG: Grupo de Apoio a Adoção Crescendo em Família
- Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Hospital Central – Psicóloga, Responsável pela assistência psicológica no Ambulatório de Adolescentes
- Hospital e Maternidade Celso Pierro - Hospital Escola da P.U.C. de Campinas Psicóloga, Responsável pela assistência psicológica no Ambulatório e Enfermarias
- II International Conference on Adoption Research. Norwich, Reino Unido. Autora do Trabalho: “Investigating Adoption from the Children’s Perspective”, 2006
- X Conferência Internacional de Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário. Salvador, Bahia, 2011
- International Summer Institute – a Symposium on Collaborative Practices in Organizations, Therapy, Education and Research. Houston Galveston Institute and Grupo Campos Elíseos. Playa del Carmen, México, 2013
- I Congresso Latino Americano de Práticas Colaborativas (2013): apresentação do Workshop: “SE NÃO PERGUNTAR, ELE NÃO VAI FALAR”: REFLEXÕES SOBRE CONVERSAS COLABORATIVAS EM UM ATENDIMENTO DE FAMÍLIA COM CRIANÇAS
- International Summer Institute – a Symposium on Collaborative Practices in Organizations, Therapy, Education and Research. Houston Galveston Institute and Grupo Campos Elíseos. San Miguel de Allende, México, 2014
- XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. São Paulo, 2014
- II Congreso lationoamericano de prácticas colaborativas y dialógicas (2015): apresentação do Workshop: Teaching as a collaborative practice
Dra. Azair Therezinha Vicente – Membro associado da APTF
Formação Acadêmica
Formação Acadêmica
- Médica graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP em 1971
- Especialista em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMSPUSP
- Médica Psiquiatra assistente e docente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMSPUSP de 1973 a 1977
- Psicoterapeuta pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo
- Psicoterapeuta de Casal e Família pela PUC-SP, ITF-RJ e INTERFAS-Buenos Aires
- Co-fundadora e docente do Instituto Familiae em São Paulo e Ribeirão Preto de 1981 a 2015
- Psicoterapeuta de Adultos, Casais e Famílias
- Capítulos e artigos publicados em livros e revistas, participação em Mesas Redondas, Workshops e Palestrante em vários eventos e Congressos relacionados à Psiquiatria e Terapia de Casal e Família e, Trabalhos com grupos
Adriana Costa Bellodi – Membro associado da APTF
Formação Acadêmica:
Formação Acadêmica:
- Psicóloga clínica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)
- Especialista em Terapia Comportamental de criança, adolescente e adulto pela PUCC
- Especialista em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Familiae
- Membro efetivo, docente e supervisora do Instituto Familiae/Ribeirão Preto na Unidade Ribeirão Preto
- Atuação em psicologia clínica com indivíduos, casais e famílias
- Parecerista AD HOC da Revista Nova Perspectiva Sistêmica, publicada pelo Instituto NOOS
- Autora e coautora de artigos de revistas e capítulos de livros nacionais e internacionais envolvendo os temas das relações familiares e de grupos
Dra. Rosângela Russo
Formação Acadêmica
Formação Acadêmica
- Formada em medicina pela FMRP-USP - 1985
- Residência em psiquiatria pelo HCRP-USP 1986 e 1987
- R3 com especialização em psicoterapia de adulto pelo HCRP-USP - 1988
- Especialista em terapia de família e de casal pelo Instituto Familiae 1995 a 1998
- Especialista em Educação na Saúde pelo hospital Sírio Libanês ( preceptoria) 360h em 2014
- Facilitadora de projeto em Educação Permanente pela DRS13 no ano de 2015
- Há 9 anos como Gerente do CAPS II (centro de atenção psicossocial) de Ribeirão Preto
- Membro efetivo, docente e supervisora do Instituto Familiae/Ribeirão Preto
- Atuação clínica com indivíduos, casais e famílias
- Mediadora pelo Instituto Familiae Ribeirão Preto
- Preceptora dos Residentes de psiquiatria do segundo ano da FMRP-USP em estágio no CAPSII
Patricia Pinto Izique
Formação acadêmica
Formação acadêmica
- Psicóloga Clinica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) - SP (1980)
- Psicodramatista, Psicodramatista Didata e Psicodramatista Didata Supervisora com foco psicoterápico pelo Instituto de Psicodrama, Ribeirão Preto (SP)- FEBRAP (termino em 2004)
- Terapeuta de Casal e Família pelo instituto Familiae, Ribeirão Preto - SP (2002 a 2005)
- Mediadora de Conflitos pelo Instituto Familiae de São Paulo-SP (2009)
- Certificação Internacional em Práticas Colaborativas pelo Houston Gaveston Institute, TAOS Institute and Interfaci Institute. (2011 e 2014)
- Psicoterapia de indivíduos, casais e famílias em consultório particular desde 1982
- Supervisão de casos clínicos em consultório particular
- Cursos e Supervisão para profissionais dirigentes de grupos em clinica particular, instituições, hospitais, escolas, comunidades e empresas
- Direção de Vivencias e Teatro Espontâneo para grupos em empresas, escolas, instituições, comunidades e hospitais
- Assessoria na Santa Casa de Ituverava no Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos - CPFL/CEALAG (2008) e no Programa de Humanização das Relações Interpessoais no Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto – Faculdade de Enfermagem da USP (2000 e 2001)
- Direção de Psicodramas Públicos, Workshops, Jogos Dramáticos e Teatros Espontâneos em congressos, comunidades, e universidades
- Capacitação de profissionais de saúde mental para atendimento em grupo e psicoterapia breve em ambulatórios de saúde mental nas prefeituras municipais de Sertãozinho (2004 e 2005) e Jardinópolis (2007 e2008)
- Expositora em mesas redondas e palestrante em congressos e eventos relacionados com psicodrama, terapia familiar e práticas colaborativas e dialógicas
Marisa Castelfranchi
Formação Acadêmica
Atual
Formação Acadêmica
- Psicóloga formada pelo Instituto de Letras, História e Psicologia de Assis da Universidade Estadual Paulista (Unesp - 1984)
- Aprimoramento em Psicopedagogia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP) de Ribeirão Preto (1990)
- Coordenador de Grupo Operativo pelo Instituto Pichon-Rivière – Psicologia Social-SP (1991)
- Terapeuta de família e de casal certificada pelo Instituto Familiae/RP (2003)
- Mediadora de Conflitos certificada pelo Instituto Familiae/RP (2005)
- Certificação Internacional em Práticas Colaborativas pelo Houston Galveston Institute and TAOS Institute (Interfaci-SP, 2013/2014)
- Participante do grupo de estudo de Terapia Narrativa com Profa.Dra. Marilene Grandesso (SP- 2014/2015)
Atual
- Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias em consultório particular
- Professora do ensino fundamental II, desenvolve desde 2001 o Projeto de Adolescência e Sexualidade na Escola Miró, em Ribeirão Preto
- Trabalhou em parceria com a Unimed de Ribeirão Preto, tanto na área de Medicina Preventiva (SEMPRE) coordenando grupos de hipertensos, diabéticos, obesos e de terceira idade, como na área de atendimento domiciliar, Unilar. Também coordenando a equipe de psicologia
- X Conferência Internacional de Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário. Salvador, Bahia, 2011
- International Summer Institute – a Symposium on Collaborative Practices in Organizations, Therapy, Education and Research, Houston Galveston Institute and Grupo Campos Elíseos. Playa del Carmen, México, 2013
- I Congresso Latino Americano de Práticas Colaborativas (2013)
- XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. São Paulo, 2014
- II Congreso lationoamericano de prácticas colaborativas y dialógicas (2015), com a apresentação do Workshop: ?Como construir una comunidad de aprendizaje colaborativo en la sala de clases con los adolescentes?