Profa. Dra. Cristina Ruffino
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Há mais de 3 décadas venho trabalhando com pessoas, relações e desenvolvimento humano. Um percurso focado em conhecer como as pessoas se desenvolvem, aprendem e se relacionam me levou a buscar formação como Pedagoga (UNICAMP), Mestre em Psicologia (UNICAMP) e doutora em Psicologia (USP-RP).
Foi como docente do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP- USP-RP que mergulhei no estudo do desenvolvimento das relações familiares, o que me levou à paixão pela prática clínica. Motivada por esta paixão fui me aperfeiçoando no fazer clínico através de uma abordagem dialógica, colaborativa, generativa. Desenvolvendo recursos em Diálogos Abertos e Terrapia Narrativa. Assumo no meu fazer clínico uma epistemologia Construcionista Social, sendo membro do TAOS Institute (https://www.taosinstitute.net/).
Coerentemente com essa perspectiva, descrevo tanto a Prática Terapêutica quanto a Facilitação de Diálogos/Mediação de Conflitos como práticas discursivas, tendo a linguagem um poder constitutivo nos jogos relacionais que são postos em movimento nas relações.
Coloco meu foco em quais relações estão sendo construídas e sustentadas enquanto conversamos, ajudando pessoas, casais e famílias a se perceberem como agentes nessas produções cotidiana – produções que despercebidos, quase invisíveis, mas com efeitos extremamente concretos nas vidas das pessoas.
Para isso, utilizo de ferramentas inspiradas nas práticas derivadas das Perspectivas Dialógico Colaborativas (Anderson), das Práticas Generativas (Schnitman), da Investigação Apreciativa (Cooperrider), da Terapia Narrativa (White e Epston), dos Jogos de Posicionamento (Harrè), da Postura Reflexiva (Andersen) e dos Diálogos Abertos (Seikkula).
Eu diria que um importante diferencial do meu trabalho é a experiência em estar imersa nas conversas, experiência essa adquirida ao longo de larga experiência como docente-formadora e clínica.
Foi como docente do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP- USP-RP que mergulhei no estudo do desenvolvimento das relações familiares, o que me levou à paixão pela prática clínica. Motivada por esta paixão fui me aperfeiçoando no fazer clínico através de uma abordagem dialógica, colaborativa, generativa. Desenvolvendo recursos em Diálogos Abertos e Terrapia Narrativa. Assumo no meu fazer clínico uma epistemologia Construcionista Social, sendo membro do TAOS Institute (https://www.taosinstitute.net/).
Coerentemente com essa perspectiva, descrevo tanto a Prática Terapêutica quanto a Facilitação de Diálogos/Mediação de Conflitos como práticas discursivas, tendo a linguagem um poder constitutivo nos jogos relacionais que são postos em movimento nas relações.
Coloco meu foco em quais relações estão sendo construídas e sustentadas enquanto conversamos, ajudando pessoas, casais e famílias a se perceberem como agentes nessas produções cotidiana – produções que despercebidos, quase invisíveis, mas com efeitos extremamente concretos nas vidas das pessoas.
Para isso, utilizo de ferramentas inspiradas nas práticas derivadas das Perspectivas Dialógico Colaborativas (Anderson), das Práticas Generativas (Schnitman), da Investigação Apreciativa (Cooperrider), da Terapia Narrativa (White e Epston), dos Jogos de Posicionamento (Harrè), da Postura Reflexiva (Andersen) e dos Diálogos Abertos (Seikkula).
Eu diria que um importante diferencial do meu trabalho é a experiência em estar imersa nas conversas, experiência essa adquirida ao longo de larga experiência como docente-formadora e clínica.
Formação Acadêmica
- Pedagoga, Mestre em Psicologia da Educação pela UNICAMP, Doutora em Psicologia pela USP/RP
- Terapeuta de família e de casal certificada pelo Instituto Familiae/RP.
- Certificação Internacional em Perspectiva e Prática Profissional Dialógico Generativa, pelo Interfas, Universidade de Manizales e Instituto TAOS.
- Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – ICCP, pelo INTERFACI, Houston Galveston Institute e Taos Institute.
- Mediadora de Conflitos certificada pelo Instituto Familiae/RP.
- Especialização em Mediação Familiar no Modelo Circular Narrativo pelo Ministério de Justiça e Direitos Humanos da Argentina.
- Coach pela International Coaching Community (ICC).
- Capacitação em Práticas Restaurativas pelo International Institute for Restorative Practices.
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Justiça Restaurativa, da EPM.
- Capacitação em Práticas Colaborativas no Direito de Família em conformidade com as normas da Academia International de Profissionais Colaborativos, R.J.
- Capacitação como Facilitadores de Práticas Restaurativas pela Justiça em Círculos - MediAtiva/SP.
- Aprofundamento em Comunicação Não Violenta (CNV).
- Capacitação em Mindfulness para Área de Saúde – Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Oswaldo Cruz.
Experiências profissionais
- Sócia fundadora e docente do ConversAções Instituto de Facilitação de Diálogos LTDA.
- Como Terapeuta Familiar coordenou a Formação de Terapeutas Familiares e de Casais do Instituto ConversAções durante a formação de e turmas.
- Como Mediadora, desenvolveu sólida experiência com grupos, famílias e projetos sociais.
- Compos a Equipe Docente de Terapia Familiar e de Casal no Instituto Familiae/RP.
- Como docente da USP/RP até 2006, ministrou Cursos na Graduação para os cursos de Licenciatura e Pedagogia da FFCLRP e de Pós Graduação na EERP-USP.
- Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Campinas como professora e coordenadora de projetos.
- Autora e coautora de artigos de pesquisa em Educação e Terapia Familiar.
- Membro do Taos Institute (http://www.taosinstitute.net/), da Associação Paulista de Terapeutas Familiares (APTF), da Associação Brasileira de Práticas Colaborativas.