Curso de capacitação em mediação extrajudicial e facilitação de diálogo
Este curso visa a oferecer informações sobre a Mediação/Facilitação de Diálogos e sua prática, constituindo-se base mínima de conhecimento para o seu exercício. Sua estrutura compreende 2 (duas) etapas a saber:
A. Módulo Teórico-Prático
B. Estágio Supervisionado na Prática de Mediação
A. Módulo Teórico-Prático
Conteúdos Teóricos
Carga horária: 70 horas, sendo:
Frequência: A participação entendida como necessária inclui um mínimo de 85% (oitenta e cinco por cento) de frequência.
Observação: A frequência apenas no módulo teórico-prático permitirá que seja expedido certificado de conclusão do Módulo Teórico-Prático de Mediação e Facilitação de Diálogos.
Público-alvo:
Datas do Módulo Teórico Prático:
07/03
04/04
09/05
06/06
04/07
25/07
B. Estágio Supervisionado na Prática de Mediação
Este estágio se dirige àqueles que desejam concluir sua capacitação como Mediadores. Compreende a prática supervisionada de casos reais com equipe reflexiva na sede do ConversAções com a presença e supervisão da docente-mediadora responsável.
Os casos serão atendidos quinzenalmente. O estágio inclui todos os momentos que perfazem a prática do mediador: preparação das duplas; supervisão; reflexão e articulação teórico-prática.
Carga horária: 64 horas, quinzenalmente, das 8h30 às 18h com 1h30 de almoço.
Datas do Estágio Supervisionado na Prática de Mediação
08/08 e 22/08
12/09 e 26/09
03/10 e 17/10
07/11 e 21/11
Certificação:
Somente serão conferidos certificados de capacitação em Mediação, habilitando para atuar como operador de diálogo nestas práticas, àqueles que cumprirem as duas etapas (módulo teórico-prático e estágio supervisionado), em conformidade com o que cada etapa exige.
Investimento:
A. Módulo Teórico-Prático - R$3.480,00 que podem ser pagos da seguinte forma:
B. Estágio Supervisionado - R$3.480,00, que podem ser pagos da seguinte forma:
A reserva de vaga será efetuada com o pagamento da inscrição e o envio do comprovante para [email protected].
O número mínimo para abertura de turmas é de 12 alunos. Se a turma não for fechada, o valor pago será 100% restituído.
Corpo Docente
A. Módulo Teórico-Prático
B. Estágio Supervisionado na Prática de Mediação
A. Módulo Teórico-Prático
Conteúdos Teóricos
- Bases filosóficas, históricas e conceituais
- Epistemologia construcionista social na mediação e facilitação de diálogos
- Etapas dos Processos de Mediação e facilitação de diálogos.
- Ferramentas Para Promover diálogos
- Posturas do operador do diálogo na mediação e na facilitação.
- Construção relacional nas instituições sociais (famílias, empresas e organizações)
Carga horária: 70 horas, sendo:
- 48 horas presenciais – 8 horas por mês, durante 6 (seis) meses, um sábado por mês, das 8h30 às 18h com 1h30 de almoço;
- 22 horas para atividades dirigidas extraclasse.
Frequência: A participação entendida como necessária inclui um mínimo de 85% (oitenta e cinco por cento) de frequência.
Observação: A frequência apenas no módulo teórico-prático permitirá que seja expedido certificado de conclusão do Módulo Teórico-Prático de Mediação e Facilitação de Diálogos.
Público-alvo:
- pessoas de qualquer formação em curso superior que pretendam atuar como mediadores de conflito e facilitadores de diálogos no âmbito privado, como profissionais autônomos;
- pessoas que trabalham com equipes e gostariam de desenvolver recursos para produzirem diálogos e colaboração;
- pessoas que tenham interesse em recursos conversacionais que possam ser utilizados em diferentes contextos onde desejam promover entendimentos;
- mediadores de conflitos e facilitadores de diálogos que gostariam de aprimorar seu conhecimento e prática na promoção de diálogos.
Datas do Módulo Teórico Prático:
07/03
04/04
09/05
06/06
04/07
25/07
B. Estágio Supervisionado na Prática de Mediação
Este estágio se dirige àqueles que desejam concluir sua capacitação como Mediadores. Compreende a prática supervisionada de casos reais com equipe reflexiva na sede do ConversAções com a presença e supervisão da docente-mediadora responsável.
Os casos serão atendidos quinzenalmente. O estágio inclui todos os momentos que perfazem a prática do mediador: preparação das duplas; supervisão; reflexão e articulação teórico-prática.
Carga horária: 64 horas, quinzenalmente, das 8h30 às 18h com 1h30 de almoço.
Datas do Estágio Supervisionado na Prática de Mediação
08/08 e 22/08
12/09 e 26/09
03/10 e 17/10
07/11 e 21/11
Certificação:
Somente serão conferidos certificados de capacitação em Mediação, habilitando para atuar como operador de diálogo nestas práticas, àqueles que cumprirem as duas etapas (módulo teórico-prático e estágio supervisionado), em conformidade com o que cada etapa exige.
Investimento:
A. Módulo Teórico-Prático - R$3.480,00 que podem ser pagos da seguinte forma:
- inscrição de R$580,00
- + 5 parcelas de R$580,00.
B. Estágio Supervisionado - R$3.480,00, que podem ser pagos da seguinte forma:
- inscrição de R$580,00
- + 5 parcelas de R$580,00.
A reserva de vaga será efetuada com o pagamento da inscrição e o envio do comprovante para [email protected].
O número mínimo para abertura de turmas é de 12 alunos. Se a turma não for fechada, o valor pago será 100% restituído.
Corpo Docente
- Cristina Marcia Caron Ruffino - Pedagoga, Mestre em Psicologia da Educação (UNICAMP) e Doutora em Psicologia (USP). Terapeuta de família e de casal e Mediadora de Conflitos pelo FAMILIAE-RP. Especialista em Mediação Familiar no Modelo Circular Narrativo pelo Ministério de Justiça e Direitos Humanos da Argentina. Facilitadora de Práticas Restaurativas, certificada pelo International Institute for Restorative Practice e pelo Instituto Mediativa/SP. Coaching em Práticas Colaborativas no Direito de Família. Foi Professora III da Secretaria de Educação de Campinas e docente no Departamento de Psicologia da FFLRP-USP. Sócia fundadora e docente do ConversAções Instituto de Facilitação de Diálogos, onde desenvolve atividades de atendimento a pessoas e grupos e capacitação de Mediadores de Conflitos e de Terapeutas Familiares e de Casal. Autora e coautora de capítulos e artigos nas áreas de Educação, Terapia Familiar e Mediação. Membro do TAOS Institute.
- Giovanna Cabral Doricci - Mestre e doutora em Psicologia (FFCLRP-USP), com estágio complementar no Departamento de Comunicação da Universidade de New Hampshire-EUA, sob supervisão da Ph.D. Sheila McNamee. Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Formação complementar em Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogos e Terapia Familiar pelo Instituto ConversAções e em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Práticas Grupais (LAPEPG) e membro participante do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Construcionismo Social (CNPQ). Possui experiência na área de Recursos Humanos, com desenvolvimento de grupos e equipes. Atua como psicóloga, terapeuta familiar e mediadora, compõe parte da equipe de docentes do Curso de Terapia Familiar do Instituto ConversAções, onde atua também como docente e supervisora de estágio no Curso de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos. Desenvolve projetos temporários, oficinas e palestras para empresas particulares e para o Departamento Regional de Saúde, com enfoque no trabalho em equipe, desenvolvimento de grupos e comunicação.
- Maria Jane da Silva Nascimento - Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001). Formação em Mediação de Conflitos e Facilitação de diálogos desde 2010 com experiência voluntária na área no Projeto Social do Instituto ConversAções e no CEJUSC/ Estácio Uniseb de Ribeirão Preto. Supervisora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente presta serviços como supervisora na formação de mediadores e facilitadores de diálogo para a área jurídica e para a esfera privada com ênfase em mediação familiar. Capacitada em Práticas Colaborativas em 2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Socioeducativa com atual vínculo empregatício na Fundação CASA.
- Laura Crovador - Psicóloga e Mestre em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Formada em Mediação de Conflitos com ênfase em conflitos familiares pelo Instituto Conversações, com experiência em mediação de Conflitos e Facilitação de diálogos em contexto privado . Especialista em Terapia familiar e de casal pelo Instituto Conversações. Atua como psicóloga clínica em consultório particular com atendimentos individuais , de casais e famílias e como docente e supervisora do curso de Formação em Terapia familiar e de casal do Instituto Conversações.
Diferenciais dos Cursos de Mediação do Instituto ConversAções:
- A abordagem teórica dos Cursos do ConversAções constitui um dos seus importantes diferenciais. Assumimos uma postura dialógica, sustentada no Construcionismo Social que representa uma das principais contribuições no panorama dos novos paradigmas da pós-modernidade. Focamos o poder constitutivo da linguagem nos jogos relacionais que são postos em movimento enquanto falamos.
- Temas que muito enriquecem a prática dos mediadores e conciliadores, auxiliando na mudança da forma como as pessoas se comunicam. Oferecemos um contexto para o desenvolvimento de habilidades conversacionais do aluno, oferecendo a ele ferramentas inspiradas nas práticas derivadas das Conversas Colaborativas (Anderson), da Investigação Apreciativa (Cooperrider), da Perspectiva Narrativa (Winslade), dos Jogos de Posicionamento (Harré), da Postura Reflexiva (Andersen).
- Aulas construídas num processo participativo com os alunos, propiciando diálogo, reflexão e simulações que possibilitam a aplicação dos conceitos teóricos na prática das conversas profissionais e cotidianas.
- Alto grau de excelência garantido pela larga experiência, qualificação e reconhecida competência na prática docente de sua equipe.
- Atividades desenvolvidas por dois docentes em sala, em todas as aulas, propiciando um contexto conversacional apreciativo e colaborativo, utilizando estratégias que lhes permitam vivenciar, identificar, nomear e se apropriar dos recursos e ferramentas conversacionais que são utilizadas pela equipe docente, na construção deste contexto.
- Turmas pequenas favorecendo o acompanhamento mais próximo do aluno no desempenho dos casos simulados em sala.