O Instituto
O ConversAções é um Instituto de Facilitação de Diálogos constituído em 2006 e tem como objetivo o trabalho nas relações interpessoais e intergrupais. Somos um espaço dedicado à capacitação e ao atendimento de pessoas/grupos que querem ou precisam produzir mudanças em suas relações.
Nosso propósito é contribuir em processos de dissolução de impasses, desentendimento e conflitos, bem como em situações de tomada de decisão envolvendo muitas diferenças entre as pessoas / grupos, nos mais diferentes contextos, colaborando com a construção de uma cultura de entendimento. Somos um Instituto filiado ao Foname – Fórum Nacional de Mediação.
O eixo central do nosso trabalho é a construção de condições conversacionais que fomentam a capacidade de dialogar e cooperar nas diferenças, em torno das questões específicas vividas pelas pessoas/grupos, de acordo com o tipo de atividade desenvolvida.
Com nossas atividades visamos também a divulgação e o fortalecimento das Políticas Públicas de Tratamento Adequado de Conflitos (CNJ – resolução 125/2010) em nossa sociedade, contribuindo com a mudança de mentalidade e a propagação da cultura do consenso.
Desenvolvemos também projetos sociais para a comunidade sob a forma de prestação de serviços voluntários. A equipe docente do ConversAções é multidisciplinar e integra profissionais com ampla experiência em Facilitação de Diálogos, Mediação de Conflitos e outros Métodos de Tratamento Adequado de Conflitos. Sua qualificação docente é de excelente nível pela larga experiência e reconhecida competência em ensino nos diferentes níveis, especialmente na prática docente no ensino universitário de graduação e de pós-graduação.
Nossa equipe realiza em Ribeirão Preto atendimentos voluntários de Mediação de Conflitos através do nosso Projeto de Responsabilidade Social. Vem atuando no atendimento a pessoas, famílias e grupos que desejam resolver questões que estejam impedindo o desenvolvimento de relações colaborativas, tanto esporádicas quanto de longa duração no tempo.
Disso deriva nossa compreensão de desentendimentos, impasses e conflitos como jogos relacionais construídos (e com possibilidade de serem dissolvidos) nas conversas. Assim, trabalhamos as conversas focalizando não apenas seu conteúdo, mas também aquilo que as pessoas fazem juntas enquanto conversam.
Para tanto, desenvolvemos Recursos e Ferramentas Conversacionais que ampliam as possibilidades de construção de contextos de conversa para ajudar pessoas / grupos a promover diálogos e a desenvolver habilidades para lidar com conflitos e com a imprevisibilidade, que fazem parte das relações humanas.
Incluímos em nossas propostas aportes das Conversas Colaborativas (Anderson), da Investigação Apreciativa (Cooperrider), da Perspectiva Narrativa (Cobb) e dos Jogos de Posicionamento (Harrè) no desenvolvimento de nossas práticas de capacitação profissional e atendimento.
Temos como propósito participar da rede nacional e internacional de estudos, pesquisa, ensino e prática de Métodos Consensuais de Dissolução de Conflitos que promovam a cultura do entendimento e também contribuir com a articulação do conhecimento em diferentes abordagens teóricas, e especialmente, com a eficiência destes métodos em diversos contextos de conflitos.
Nosso propósito é contribuir em processos de dissolução de impasses, desentendimento e conflitos, bem como em situações de tomada de decisão envolvendo muitas diferenças entre as pessoas / grupos, nos mais diferentes contextos, colaborando com a construção de uma cultura de entendimento. Somos um Instituto filiado ao Foname – Fórum Nacional de Mediação.
O eixo central do nosso trabalho é a construção de condições conversacionais que fomentam a capacidade de dialogar e cooperar nas diferenças, em torno das questões específicas vividas pelas pessoas/grupos, de acordo com o tipo de atividade desenvolvida.
Com nossas atividades visamos também a divulgação e o fortalecimento das Políticas Públicas de Tratamento Adequado de Conflitos (CNJ – resolução 125/2010) em nossa sociedade, contribuindo com a mudança de mentalidade e a propagação da cultura do consenso.
Desenvolvemos também projetos sociais para a comunidade sob a forma de prestação de serviços voluntários. A equipe docente do ConversAções é multidisciplinar e integra profissionais com ampla experiência em Facilitação de Diálogos, Mediação de Conflitos e outros Métodos de Tratamento Adequado de Conflitos. Sua qualificação docente é de excelente nível pela larga experiência e reconhecida competência em ensino nos diferentes níveis, especialmente na prática docente no ensino universitário de graduação e de pós-graduação.
Nossa equipe realiza em Ribeirão Preto atendimentos voluntários de Mediação de Conflitos através do nosso Projeto de Responsabilidade Social. Vem atuando no atendimento a pessoas, famílias e grupos que desejam resolver questões que estejam impedindo o desenvolvimento de relações colaborativas, tanto esporádicas quanto de longa duração no tempo.
Disso deriva nossa compreensão de desentendimentos, impasses e conflitos como jogos relacionais construídos (e com possibilidade de serem dissolvidos) nas conversas. Assim, trabalhamos as conversas focalizando não apenas seu conteúdo, mas também aquilo que as pessoas fazem juntas enquanto conversam.
Para tanto, desenvolvemos Recursos e Ferramentas Conversacionais que ampliam as possibilidades de construção de contextos de conversa para ajudar pessoas / grupos a promover diálogos e a desenvolver habilidades para lidar com conflitos e com a imprevisibilidade, que fazem parte das relações humanas.
Incluímos em nossas propostas aportes das Conversas Colaborativas (Anderson), da Investigação Apreciativa (Cooperrider), da Perspectiva Narrativa (Cobb) e dos Jogos de Posicionamento (Harrè) no desenvolvimento de nossas práticas de capacitação profissional e atendimento.
Temos como propósito participar da rede nacional e internacional de estudos, pesquisa, ensino e prática de Métodos Consensuais de Dissolução de Conflitos que promovam a cultura do entendimento e também contribuir com a articulação do conhecimento em diferentes abordagens teóricas, e especialmente, com a eficiência destes métodos em diversos contextos de conflitos.