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A consciência segundo a neurociência

4/7/2023

 
Fotografia
Escrito por Cristina Ruffino
No livro Self Comes to Mind: Constructing the Conscious Mind, António Damásio, neurocientista da Universidade da Califórnia, aborda o tema da consciência e a formação do eu consciente. Alguns dos aspectos abordados que são instigantes, são: 

1. A importância da narrativa pessoal: O autor destaca a importância das histórias que contamos a nós mesmos sobre nossas vidas na construção do eu consciente. Ele explora como a narrativa pessoal é fundamental para a nossa identidade e como molda nossa compreensão do mundo.

2. A relação entre mente e corpo: Damásio destaca como as experiências físicas e emocionais influenciam a construção da consciência, onde mente e corpo formam um todo integrado.

3. A importância das emoções:  Enfatiza o papel central das emoções na construção da consciência. Ele descreve como as emoções surgem a partir das respostas automáticas do organismo a estímulos, e como essas respostas influenciam a tomada de decisões e a formação do senso de self. Há uma distinção entre emoção (neurofisiológicas) e sentimentos (permeadas pelo contexto cultural e os sentidos atribuídos pelo meio) que vale a pena observar.

4. O papel do cérebro na consciência: Damásio explora as complexidades do cérebro e sua relação com a consciência, bem como da influência da neuroquímica na percepção de si e do entorno. Ele discute como a integração de diferentes regiões cerebrais é essencial para a formação da experiência consciente.

5. A evolução da consciência: Investiga a evolução da consciência ao longo da história humana e como ela está relacionada à nossa capacidade de construir modelos mentais e antecipar o futuro. Ele discute como a consciência evoluiu como uma adaptação que nos permite agir de maneira mais flexível e adaptativa no mundo. 

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    Fotografia

    Cristina Ruffino

    Sou Pedagoga (Unicamp), Mestre em Psicologia (Unicamp), doutora em Psicologia pela USP-RP. 

    ​Trabalhei na Secretaria de Educação de Campinas e fui docente no Departamento de Psicologia da USP-RP. 

    ​Trabalho com pessoas e seu desenvolvimento há 3 décadas. Inicialmente como professora, formadora de professores, pesquisadora do desenvolvimento e habilidades sociais, culminando com a clínica terapêutica. Assumo uma abordagem dialógica colaborativa, sustentada por uma epistemologia Construcionista Social, que representa uma das principais contribuições no panorama dos novos paradigmas da pós-modernidade.

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